www.mudarofuturo.pt
fundo.FCF@gmail.com

Notícias

21 de março de 2024

No dia 21 de março de 2024 realizou-se, no Colégio Planalto (Lisboa), o evento anual dos Benfeitores do FCF. Benfeitores e amigos dos Colégios Fomento reuniram-se neste contexto para um momento de convívio e para uma troca de impressões sobre as atividades do FCF.

A sessão iniciou-se com umas palavras de boas-vindas pronunciadas pelos Drs. António Leitão (Diretor do Planalto) e Diogo Mateus (Presidente do Conselho de Administração dos Colégios Fomento).

O orador principal do evento foi o Prof. Henrique Leitão (Prémio Pessoa e membro do Comité Pontifício de Ciências Históricas), que na sua conferência apresentou algumas reflexões e elementos estatísticos sobre o tema “Boas e más notícias sobre a Educação em Portugal”.

A sessão terminou com uma apresentação a cargo do Dr. Armando Cardoso (pela coordenação do FCF), sobre os resultados recentes e perspectivas da atividade do FCF (https://mudarofuturo.pt/quero-ajudar/).

16 de novembro de 2023

Decorreu no dia 16 de novembro de 2023, no Colégio Mira Rio (Lisboa), a cerimónia de assinatura de um protocolo de doação do Grupo BEL (cujo Fundador e CEO é Marco Belo Galinha) em favor de bolsas de estudo, através do Fundo dos Colégios Fomento/FCF. Este protocolo prevê um donativo anual recorrente do Grupo BEL em favor das referidas bolsas, durante os próximos 10 anos.

A sessão iniciou-se com umas palavras de boas-vindas pronunciadas pela Diretora do Colégio Mira Rio, seguindo-se intervenções do Gabinete de coordenação FCF, da Administração da Fundação Maria Antónia Barreiros e do próprio Marco Belo Galinha.

Como testemunho do reconhecimento dos Colégios Fomento por esta doação, foi colocada e descerrada uma placa na Biblioteca do Mira Rio, que passa a ser denominada como Biblioteca GRUPO BEL.

O FCF agradece mais uma vez a Marco Belo Galinha e ao Grupo BEL, cuja generosidade vai permitir ajudar numerosas famílias nos próximos anos!

14 de novembro de 2023

Uma Missa de sufrágio pelos Benfeitores do FCF (Fundo Colégios Fomento) falecidos foi celebrada no dia 14 de novembro de 2023, na capela do Colégio Planalto (Lisboa).

A Missa foi celebrada por um dos Capelães do Colégio Planalto, Padre Diogo Brito, e solenizada pela participação do coro Epiphania.

A Santa Missa foi seguida de um breve cocktail e momento de partilha e de convívio entre os participantes.

13 de outubro de 2023

O Mural dos Cedros, apresentado a 13 de outubro, é uma iniciativa conjunta da APACHC (Associação de Pais e Alunos dos Colégios Horizonte e Cedros), do FCF e da Direção do Colégio Cedros, que pretende perpetuar a memória dos alunos que cresceram com o Cedros.

Num amplo plano de parede à entrada do Colégio, um painel de azulejos intercalados por cedros em aço, idealizado pelo professor Manuel de Souza-Falcão com o assessoramento do Arq. Pedro Andrade, estará preparado para receber o nome dos que passaram pelo Cedros.

A iniciativa conta com o apoio da Revigrés (para a produção dos azulejos), da Monteiros (para a produção das estruturas metálicas associadas) e com o assessoramento do Eng. João Paulo Machado (para área técnica) e do alumno Francisco Montenegro/Studio10 (para a área de branding e comunicação).

A colocação de cada azulejo terá associada a uma contribuição solidária para bolsas de estudo do FCF. O Mural dos Cedros será inaugurado a 29 de junho de 2024, podendo vir a ser replicado nos outros Colégios Fomento.

26 de julho de 2023

No dia 26 de julho de 2023 teve lugar, na Biblioteca do Colégio Mira Rio (Lisboa), a cerimónia de assinatura de dois protocolos de doação em favor do FCF. Os Benfeitores que generosamente quiseram desta forma contribuir para as bolsas de estudo em benefício de famílias do universo dos Colégios Fomento são Wu Zhiwei, CEO da Quinta da Marmeleira – Sociedade Agrícola, Importação e Exportação, e a sua filha Carmen Wu, Presidente da Associação de Intercâmbio Juvenil, Cultural e Desportivo Sino-Português de Macau.

A cerimónia iniciou-se com alguma palavras de boas-vindas da Diretora do Colégio Mira Rio, Sónia Centeno de Lima, seguindo-se intervenções do Diretor do Gabinete de Fundraising/FCF e de um representante dos Colégios Fomento.

Seguidamente procedeu-se à assinatura dos dois protocolos de doação, e à correspondente entrega de dois cheques simbólicos.

Refira-se que o protocolo de doação com o CEO da Quinta da Marmeleira prevê, como expressão do reconhecimento dos Colégios Fomento, que a sala de robótica e de IT do Colégio Mira Rio seja batizada como Sala Wu Zhiwei. O descerramento formal da correspondente placa de naming está previsto para data a determinar no decorrer do mês de janeiro de 2024.

A sessão terminou com um animado beberete, que contou com numerosos participantes.

22 de março de 2023

No dia 22 de março de 2023 realizou-se, no Colégio Mira Rio (Lisboa), o evento anual dos Benfeitores do FCF. Algumas dezenas de Benfeitores e amigos dos Colégios Fomento reuniram-se para um momento de convívio e para uma troca de impressões sobre as atividades do FCF.

A sessão iniciou-se com umas palavras de boas-vindas pronunciadas pela Dra. Sónia Centeno Lima, Diretora do Mira Rio.

O convidado principal do evento foi o Prof. Nuno Crato, que na sua conferência apresentou algumas reflexões pessoais sobre a temática “Sem currículo e sem avaliação não há projeto educativo que possa ter sucesso”.

A sessão terminou com uma apresentação a cargo do Dr. Armando Cardoso (pela coordenação do FCF), sobre os resultados recentes da atividade do FCF (https://mudarofuturo.pt/quero-ajudar/) e sobre as respetivas perspetivas para o futuro.